sábado, 12 de dezembro de 2009

Clarice Lispector


Clarice Lispector
Clarice Lispector, nasceu dentro de um navio que estava vindo para o Brasil, seus pais vieram da Ucrânia. Desceu em Maceió quando já tinha dois meses de idade, acompanhada de seus pais mais duas irmãs. Perdeu sua mãe, quando estava com 8 anos de idade, após três anos do acontecido, mudou para o Rio de Janeiro, com seu pai e suas irmãs.
Formou-se na faculdade de direito em 1943. Foi redatora para a Agência Nacional e trabalhou também como jornalista no jornal “A Noite”.
Casou com o diplomata Maury Gurgel Valente em 1942, foi viver alguns anos fora do Brasil. Teve dois filhos, Pedro e Paulo, este último afilhado do escritor Érico Veríssimo.
Primeiro romance de Clarice Lispector
Seu primeiro romance “Perto do Coração Selvagem”, publicado em 1944, ganhando no ano seguinte, o Prêmio Graça Aranha, da Academia Brasileira de Letras. Dois anos após, publicou “O Lustre”.
Seu primeiro livro de contos ¨Laços de Família¨foi publicado em 1960, seguido pelo livro ¨A Legião Estrangeira¨e Ä paixão segundo G. H.¨
Clarice Lispector em 1967, machucou gravemente num incêncio em sua residência, provocado por um cigarro, mas continuou com suas obras literárias.
Último romance Clarice Lispector
Seu último romance foi ¨A Hora da Estrela¨ adapatado para o cinema em 1985. Clarice morreu devido a um cancer, na véspera de seu aniversário de 57 anos, vitimada por uma obstrução intestinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário