O homem do Ubuntu Mark Shuttleworth batizou o a versão 10.10 do sistema GNU/Linux como “Maverick Meerkat” (algo como “suricato independente”) e revelou parte dos planos estratégicos do sistema.
O sucessor do aguardado Ubuntu 10.04 que será lançado em abril não deve ser menos que “perfeito”, disse Shuttleworth em seu blog. O planejamento da nova versão deve começar no Ubuntu Developer Summit em Bruxelas, Bélgica, em maio, com um roteiro de design e outro de “cloud e servidores” já definidos, que Shuttleworth projeta como “principais pontos focais de 2010”.
O novo tema será “luz”. No Ubuntu 10.10, toda a interface gráfica será redesenhada, “com vistas à experiência web mais leve e veloz de todas as plataformas. O boot mais rápido, a conexão de rede mais rápida, o navegador mais rápido”. Shuttleworth também espera uma Ubuntu Network Edition (UNE) que seja “a melhor de longe”.
O Ubuntu Server, por outro lado, terá foco na computação em nuvem. Shuttleworth vê os objetivos da versão melhor expressados por meio de seu mascote, o suricato: leve, rápido e sociável. Estas qualidades serão combinadas ao aspecto independente e uma obstinação para “colocar Ubuntu e Software Livre em todos os PCs comercializados por um dos maiores fabricantes”. Segundo o ciclo de lançamentos de meio ano, o Maverick Meerkat deverá aparecer por volta de outubro de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário