domingo, 23 de maio de 2010
Dia 24 se comemora o dia da Infantaria.
Mesmo com as altas tecnologias no campo de batalha moderno, a necessidade de conquistar e manter o terreno fez com que papel da Infantaria continuasse praticamente imutável.
A Infantaria atua em todo território nacional, e o treinamento para combate é realizado em diversos tipos de terreno. Além disso, a arma tem participação destacada nas missões de paz das quais o Brasil participa.
A Infantaria possui diversas especialidades: blindada leve (aeromóvel), motorizada, pára-quedista, de selva, de montanha, de caatinga, de polícia do exército, de guarda, do Pantanal.
Sua missão-base é destruir ou capturar o inimigo com combate corpo a corpo. Na defensiva, mantém o terreno e contra-ataca; a principal característica é combater a pé e operar sobre condições meteorológicas adversas.
A Infantaria é essencial numa guerra, pois é ela que invade e ocupa o terreno inimigo.
O Dia da Infantaria trata-se de uma homenagem ao Brigadeiro Antonio de Sampaio, consagrado pelo decreto 51.429 de 13 de março de 1962 como o patrono da arma de Infantaria, por se destacar como bravo líder de combate instrutor e disciplinador da Infantaria.
Foi por sua 3° Divisão de Infantaria (A Divisão Encourada) que em 24 de maio de 1866 participou da batalha Tuiuti, a maior batalha campal travada na América do Sul. Ele recebeu três ferimentos que culminaram em sua morte.
Sampaio era cearense, nascido em Timboril em 24 de maio de 1810; faleceu aos 56 anos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário