sexta-feira, 23 de abril de 2010

Como salvar arquivos do Word em PDF

Sete da noite, sua namorada está prestes a ir para a faculdade quando bate aquele desespero: é preciso converter um trabalho que está atualmente salvo em formato de Microsoft Word (.docx) para PDF (.pdf). Essa situação lhe parece familiar? Então eu tenho a solução: instalar o PrimoPDF na sua máquina.
Uma vez que o PrimoPDF esteja rodando no computador, praticamente qualquer arquivo poderá ser convertido para PDF, de modo que muito mais gente possa visualizá-lo sem ter a suíte de aplicativos da Microsoft – que custa muito dinheiro – instalada no PC.

Instalação

Antes de qualquer coisa, é preciso acessar a página do PrimoPDF e efetuar o download do programa. Embora o programa seja em inglês, baixar ele para o computador é muito fácil. Primeiro, clique em “Download Free” (botão com fundo cinza). Em seguida, no site da CNET Download.com, clique em “Download Now” para baixar o programa gratuitamente.
Instalação do PrimoPDF.
Instalação do PrimoPDF.
Uma vez que ele tenha sido baixado, vem a instalação propriamente dita. O PrimoPDF não instala programa de terceiros nem barras de busca, então clicar em “Next” várias vezes é mais do que suficiente para

Funcionamento

PrimoPDF funciona da seguinte forma: ele cria uma impressora virtual no seu computador com Windows. Isso significa que qualquer documento imprimível poderá ser salvo em PDF, para compartilhamento futuro ou apenas para impedir que as pessoas modifiquem seu conteúdo.
Impressora virtual criada pelo PrimoPDF.
Impressora virtual criada pelo PrimoPDF.
Se você for ao Painel de Controle, na área de impressoras, verá que uma nova impressora foi adicionada. O dispositivo “PrimoPDF” é, na verdade, o PrimoPDF enganando o PC e fingindo ser uma impressora.

Como converter arquivo do Word para PDF

Agora que o programa está instalado, a conversão de documento do Microsoft Word para PDF é muito fácil. Com o Word aberto e o documento devidamente finalizado, vá no menu do Office e depois em Imprimir (ou pressione as teclas CTRL + P).
Documento do Word a ser convertido para PDF.
Documento do Word a ser convertido para PDF.
Uma janela de impressora perguntará como será feita a impressão. Normalmente a impressora selecionada já será “PrimoPDF”, mas caso ela não esteja como padrão, basta clicar na lista próxima a Nome e selecioná-la.
Agora uma janela em inglês irá aparecer com opções para a conversão. A área 1 da imagem acima especifica a qualidade da conversão. Screen é o mais simples, enquanto que Print é o mais completo e também que faz o arquivo PDF ficar mais pesado. Portanto, tenha em mente que um documento que vai ser compartilhado pela web provavelmente ficará perfeito na qualidade Screen, mas algo que vai ser impresso e tem muitas imagens deverá ser salvo com a opção Print marcada.
Ajustes do PrimoPDF para converter .doc para .pdf.
Ajustes do PrimoPDF para converter .doc para .pdf.
Mantenha a opção Save As (2) como Ask when creating PDF, pois assim o PrimoPDF vai perguntar sempre em qual pasta quer salvar o documento PDF. Por último, pressione Create PDF e aguarde que a conversão seja feita. Voilá!

Visualização de documentos PDF

Quando o processo estiver concluído, é só usar o Adobe Reader para abrir o documento PDF gerado. O aplicativo da Adobe tem sido modificado ao longo dos anos para consumir menos memória, tornando-se um programa mais leve e prático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário