segunda-feira, 29 de março de 2010

AMD lança processador da linha Opteron com 12 núcleos

Patrick Thibodeau, da Computerworld/EUA
Com o dobro de núcleos da geração anterior, chip pode ajudar a reduzir custos de licenças , além de cortar gastos com energia

A AMD apresentou nesta segunda-feira (29/3) um processador de 12 núcleos, duas vezes mais do que a geração anterior da linha Opteron. Um dos principais benefícios de tomar vantagem do desempenho adquirido pelo chip com uma dúzia de núcleos é a redução de custos de licenças. Segundo a AMD, haverá uma versão com oito núcleos do processador também.
Ao buscar por novos processadores, os usuários estão atentos à questão do preço, desempenho e uso de energia e, claro, comparar o lançamento à linha x86 da Intel, mas existem outras características favoráveis a processadores de mais núcelos, como o impacto no espaço de data center necessário e os custos de licenciamento de softwares.
Em 2004, com o lançamento dos chips de dois núcleos, a Microsoft anunciou que continuaria baseando as licenças em cada processador, não no número de núcleos, decisão seguida por muitas outras empresas, mas não é regra geral.
opteron_12nucleos_300
Para o diretor da MLS Property Information Network Inc., Matt Lavallee, atualizar para o Opteron de 12 núcleos permitirá que sua empresa corte o número de servidores e custos de licenciamento. A empresa foi beta tester do novo componente.O diretor diz que por mais que a versão de 12 núcleos seja mais cara do que a de oito núcleos, a diferença não é nada perto dos custos de servidores SQL.Atualmente, a MLS opera 60 servidores e diz que, teoricamente poderia cortar esse número pela metade, mas provavelmente a redução será de um terço com a atualização dos processadores.
A AMD possui dez opções de preços para os processadores, dependendo do número de núcleos, velocidade e potência, variando de 455 dólares a 1,3 mil dólares.
Fonte: PcWord

Nenhum comentário:

Postar um comentário